Nem sempre o cliente é o consumidor.
O cliente é aquele que compra, paga pelo produto ou serviço; o consumidor é quem consome ou utiliza um produto ou serviço.
É possível ser cliente sem ser consumidor e ser consumidor sem ser cliente.
Quando falamos da venda realizada Indústria para o Varejo, a relação é produtor-cliente.
O varejo compra o produto com o objetivo de vendê-lo a outros clientes ou a consumidores.
A partir de consumido, um produto deixa de existir ou se torna indisponível e é esse consumo que estimula a indústria a produzir cada vez mais.
Ou seja, para que a indústria continue produzindo em larga escala ela precisa estimular o consumo.
Isso parece lógico, mas ainda são muitas as indústrias que focam sua atuação comercial na venda para o varejo ou para os canais intermediários, ou seja, no sell in.
No entanto, o sell in não garante o consumo e o que vemos, muitas vezes, é uma disputa acirrada por preços cada vez menores que nem sempre são convertidos na ponta.
O foco comercial de equipes de empresas produtoras deve estar não somente no sell in, mas também no sell out.
Isso também parece óbvio, mas é um grande paradigma vivido por diversas empresas.