especial sell out 2

Especial Sell out: cliente vs. consumidor

Nem sempre o cliente é o consumidor.

O cliente é aquele que compra, paga pelo produto ou serviço; o consumidor é quem consome ou utiliza um produto ou serviço.

É possível ser cliente sem ser consumidor e ser consumidor sem ser cliente.

Quando falamos da venda realizada Indústria para o Varejo, a relação é produtor-cliente.

O varejo compra o produto com o objetivo de vendê-lo a outros clientes ou a consumidores.

A partir de consumido, um produto deixa de existir ou se torna indisponível e é esse consumo que estimula a indústria a produzir cada vez mais.

Ou seja, para que a indústria continue produzindo em larga escala ela precisa estimular o consumo.

Isso parece lógico, mas ainda são muitas as indústrias que focam sua atuação comercial na venda para o varejo ou para os canais intermediários, ou seja, no sell in.

No entanto, o sell in não garante o consumo e o que vemos, muitas vezes, é uma disputa acirrada por preços cada vez menores que nem sempre são convertidos na ponta.

O foco comercial de equipes de empresas produtoras deve estar não somente no sell in, mas também no sell out.

Isso também parece óbvio, mas é um grande paradigma vivido por diversas empresas.

Publicidade

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *