time que ganha não se mexe

Em time que ganha não se mexe?

Em algum momento da sua vida você deve ter se deparado ou ouvido esta frase.

Pois bem, nos tempos áureos do futebol isto poderia ser uma máxima, assim como por analogia, poderíamos citar a mesma frase para a gestão das empresas, mostrando que se os resultados estivessem acontecendo, nada precisaria ser mudado.

Mas os tempos mudaram, tanto para o velho esporte bretão como para as empresas.

No que tange ao futebol, mesmo os times vencedores mudam de acordo com o adversário que confrontam (quer seja na formação da equipe ou na mudança de tática), ou com o estado do gramado.

É bastante improvável, nos dias de hoje, assistirmos uma partida de futebol de equipes vencedoras sem que haja uma, duas, três e até cinco substituições no decorrer da partida, independente do resultado.

E isso acontece porque o jogo ficou mais rápido e com maior desgaste físico para os jogadores, exigindo não um time com 11 titulares, mas sim de um plantel com até 40 jogadores.

Da mesma forma, as equipes ou gestão precisam mudar, pois os cenários das quais as empresas fazem parte alteram-se constantemente.

O mercado por sua vez vem sofrendo transformações significativas, sobretudo pelo avanço tecnológico, principalmente após o advento da internet (e suas várias plataformas e redes sociais), que eliminou distâncias e possibilitou o acesso a informações e produtos até então desconhecidos.

Este fato ocasionou mudanças comportamentais nos consumidores, exatamente por ter a possibilidade de obter produtos com mais qualidade e tecnologia a preços acessíveis. 

Com isso, a competitividade e a diferenciação, aliadas à valorização da qualidade de vida, ganharam mais importância como atributos para os consumidores na sua decisão de compra.

Em função disso, a gestão e suas equipes devem ser mexidas constantemente mesmo que estejam ganhando, pois o sucesso de hoje não garante o de amanhã.

Modificar um time de acordo com a situação é o desafio de um técnico que deve tanto conhecer o potencial de seu plantel, bem como de seu adversário.

Analogamente cabe ao gestor mudar sua equipe, desenvolvendo o potencial de cada colaborador e, com isso, preparando-o para os desafios que este novo mercado impõe.

Assim como seus colegas treinadores acham que seu time sempre pode melhorar, os gestores devem ser inconformados com seus resultados, pois também sempre é possível melhorarmos.

Você continua achando que em time que ganha não se mexe?

Publicidade

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *