O setor de varejo se transformou nos últimos anos. Hoje em dia, uma experiência de compra sem atrito é essencial.
Seja online ou na loja, os clientes de varejo esperam que as experiências de compra sejam personalizadas de acordo com suas necessidades e preferências exclusivas, atendimento de pedidos e devoluções sem complicações e atendimento ao cliente ágil disponível por meio de vários canais.
Trata-se de remover o atrito não apenas da experiência do cliente, mas também da experiência do funcionário ou do associado da loja.
Durante a NRF 2024, um dos maiores eventos varejistas que aconteceu em janeiro, profissionais de varejo e mais de 6.000 marcas se reuniram para discutir como atender às expectativas dos clientes.
Quatro grandes áreas tecnológicas estão preparadas para ajudar os varejistas a reduzir o atrito: a Internet das Coisas (IoT) e espaços de varejo inteligentes, chatbots de IA no atendimento ao cliente, dispositivos de realidade aumentada (AR) para gerar experiências imersivas e plataformas de comércio com recursos de assinatura e salvamento.
É uma oportunidade de mostrar como a tecnologia e os parceiros certos podem ajudar a melhorar a experiência do cliente.
Internet das Coisas
Os varejistas que integram dispositivos IoT em todas as lojas obtêm acesso a um tesouro de análise de dados em tempo real, preferências de compras personalizadas e gerenciamento de estoque mais eficiente.
Este ambiente de varejo interconectado é essencialmente um “espaço inteligente” que melhora a experiência do cliente.
AI Chatbots
O apetite pela IA está a aumentar entre os compradores e os varejistas, e também surgiu como uma forma eficaz de transformar dados em valor.
De acordo com um relatório recente da IBM , 82% dos consumidores dizem que desejam usar IA para assuntos relacionados ao atendimento ao cliente e 86% dizem que considerariam usá-la para pesquisas de produtos.
Na NRF 2024, os especialistas discutiram como os chatbots de IA estão ajudando os varejistas a melhorar o atendimento ao cliente, respondendo às solicitações instantaneamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Isso aumenta a satisfação do cliente e libera os funcionários para realizar outras tarefas. Além do mais, quanto mais os varejistas usarem chatbots, mais aprenderão sobre seus clientes e funcionários.
Realidade Aumentada
À medida que os varejistas abraçam a “economia da experiência” , os consumidores esperam interações únicas e significativas nas lojas. Para criá-los, os varejistas estão adotando a Realidade Aumentada, que conecta o mundo real a um mundo simulado.
Assine e salve recursos em plataformas de comércio
Quanto mais as marcas puderem prever o comportamento do consumidor, melhor será para elas.
É por isso que os varejistas estão implementando recursos de “assinar e salvar” em plataformas de comércio para que qualquer produto que você usa regularmente seja entregue automaticamente ao cliente.
É um pequeno detalhe, mas é uma forma de rentabilizar os dados do consumidor e antecipar as necessidades do utilizador.
Esses recursos de assinatura e salvamento também oferecem oportunidades de personalização, além de poder ser um indicador de positivação dos clientes.
A atenção a essas quatro áreas promete melhorar a experiência de compra no varejo.