Ultimamente, o conceito de inteligência tem sido bastante utilizado e desenvolvido pelas empresas. Boa parte delas com áreas específicas.
Tenho visto, porém, uma confusão entre os conceitos de inteligência comercial e de mercado sendo tratado como se fossem sinônimos.
Na realidade, ambas são complementares para a definição da estratégia das empresas, porém diferente no conceito e concepção.
A Inteligência Comercial diz respeito à análise de dados internos da empresa, portanto as informações são de dentro para fora.
A área de Inteligência Comercial tem suas atribuições atreladas às áreas internas, auxiliando na definição das metas de vendas, distribuindo as mesmas por canal, cliente e produto.
Para isso, utiliza-se ferramentas estatísticas para analisar dados históricos, sazonalidades, inputs das áreas de produção, Supply Chain, marketing, entre outras.
Quando nos referimos a Inteligência de Mercado, buscamos informações de fora para dentro tais como: tendências, perfil, comportamento de consumo, dados macroeconômicos que impactam as estratégias e ações dos principais concorrentes, por exemplo.
Para isso, utilizam-se dados de pesquisas de institutos especializados, mas fundamentalmente devem se apoiar nas suas equipes de solo que estão, no dia a dia, sentindo e vendo os movimentos do mercado.
Para a definição de uma estratégia assertiva, as inteligências comercial e de mercado devem ser utilizadas simultaneamente com seus dados analisados dentro de cada perspectiva.
É perfeitamente possível termos uma única área de inteligência que abrange ambos os conceitos, porém é preciso que a diferenciação seja entendida.