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Loja perfeita: o conceito que aumenta as vendas

Relativamente novo, o conceito de Loja Perfeita traz pontos importantes da estratégia de Trade Marketing

A jornada de compra do consumidor, principalmente no PDV, está cada vez mais exigente. 

Assim, criar uma experiência de compra agradável e que faça com que o produto seja desejado pelos shoppers, é uma meta primordial para a equipe de Trade Marketing. 

Portanto, surge o conceito de Loja Perfeita, ou Perfect Store, com o objetivo de aumentar as vendas e oferecer tudo o que o cliente precisa para escolher determinado produto. 

Apesar de ser um conceito relativamente recente no mercado de Trade Marketing, exibe resultados que, certamente, são alcançados por meio da Loja Perfeita. 

Então, é hora de conhecer um pouco mais sobre esse conceito e como aplicá-lo de forma a gerar o aumento de vendas que uma empresa precisa. 

O que é uma Loja Perfeita?

A Loja Perfeita tem como objetivo gerar uma experiência completa, positiva e, como o próprio nome diz, perfeita para o cliente. 

Portanto, esse conceito deve ser aplicado no PDV, ou seja, no Ponto de Venda, que é onde o shopper vai tomar a decisão de comprar – ou não. 

Assim, a Perfect Store reúne um grupo de ações que precisam estar em perfeita sintonia para que o cliente engaje e seja impactado pelo produto no local. 

A Loja Perfeita trabalha com os gatilhos certos para motivar a ação de compra do shopper, além de tornar a jornada mais agradável e, assim, se tornar o produto de referência de quem compra. 

Os pilares da Loja Perfeita 

A saber, existem os principais pilares que levam uma Loja Perfeita ao sucesso e, consequentemente, aumento de vendas. 

Eles são chamados de os 4 P’s da Loja Perfeita. Esses elementos são baseados nos tradicionais 4 P’s do marketing, adaptados para o contexto de varejo e Trade Marketing.

Confira abaixo quais são e como eles impactam diretamente o Ponto de Venda:

Produto

Em primeiro lugar está o “P” que refere-se aos produtos que serão oferecidos na loja.

Isso envolve a seleção cuidadosa dos produtos a serem vendidos, considerando a demanda do público-alvo, as tendências do mercado e a adequação à proposta da loja.

Os produtos devem ser de qualidade, atender às necessidades dos clientes e estar alinhados com a estratégia da marca.

Além disso, o produto está relacionado com disponibilidade. Dessa forma, é importante ter sempre o produto disponível. 

Não é um bom indicador quando o shopper chega ao PDV e não encontra o que procura.

Isso gera uma queda considerável de vendas, quando não há um bom gerenciamento do PDV, o que gera ruptura de estoque, um dos principais vilões da Loja Perfeita. 

Preço

Em segundo lugar, o próximo “P” diz respeito à estratégia de preços adotada na loja.

Assim, é importante definir preços competitivos e que estejam em linha com o valor percebido pelo cliente.

Além disso, podem ser consideradas estratégias de promoção e descontos para impulsionar as vendas.

O preço deve ser definido levando em conta os objetivos de lucratividade da empresa e a percepção de valor pelo cliente.

Praça

O terceiro “P” refere-se à localização da loja e à distribuição dos produtos.

É importante escolher uma localização estratégica que seja conveniente para o público-alvo e facilmente acessível.

Além disso, a distribuição dos produtos dentro da loja também deve ser planejada de forma a facilitar a circulação do cliente e otimizar a exposição dos produtos.

Promoção

Por fim, o quarto “P” é relacionado às estratégias de promoção e comunicação adotadas na loja.

Isso envolve a criação de campanhas de marketing, ações promocionais, merchandising no ponto de venda, entre outros.

O objetivo é promover a loja e seus produtos, atrair a atenção dos clientes e estimular as vendas.

A promoção deve ser coerente com a identidade da marca e a estratégia de comunicação.

Além disso, é preciso ficar atento à disponibilidade dos produtos promocionais, para não gerar uma impressão negativa ao cliente. 

Assim, pode-se definir o período promocional, bem como sinalizações de disponibilidade do produto. 

Os novos pilares da Loja Perfeita

Por mais que os 4 principais pilares formam o conceito de Loja Perfeita, foram adicionados mais dois com o passar do tempo.

Pessoas

O quinto “P” é focado nas pessoas envolvidas na operação da loja.

Isso inclui os funcionários, vendedores e atendentes que interagem diretamente com os clientes.

Ter uma equipe bem treinada, motivada e capaz de oferecer um excelente atendimento ao cliente é fundamental para criar uma Loja Perfeita.

O foco está em garantir que os colaboradores estejam alinhados com a proposta da marca, tenham conhecimento dos produtos e sejam capazes de proporcionar uma experiência de compra positiva.

Em seguida, esse foco em pessoas também se estende ao promotor de vendas, que atua diretamente no PDV e precisa estar alinhado com a estratégia. 

Processos

O último “P” fala de processos internos e da gestão da loja.

Estão dentro dos processos as atividades e procedimentos que garantem o bom funcionamento da loja.

Desde o gerenciamento de estoque até o fluxo de caixa, passando pela reposição de produtos, controle de qualidade, gestão de fornecedores, entre outros.

Ter processos eficientes e bem definidos ajuda a manter a loja organizada, maximizar a produtividade e oferecer um atendimento consistente aos clientes.

O papel da tecnologia na Perfect Store

Com toda a certeza, a tecnologia não pode ficar de fora da execução da Loja Perfeita. 

Afinal de contas, os dados são fundamentais para medir a eficiência do PDV, de acordo com indicadores importantes. 

Atualmente, existem diversos softwares focados em Trade Marketing, com foco em gestão de processos, execução no PDV e gerenciamento de equipe comercial. 

Além disso, as ferramentas já medem a pontuação do PDV e gera insights do que precisa ser melhorado ou se a loja está, realmente, perfeita. 

A tecnologia pode automatizar muitos processos na loja, melhorando a eficiência operacional. Isso inclui tarefas como controle de estoque, reposição de produtos, gestão de inventário e fluxo de caixa.

Mais ainda, o uso de tecnologia especializada facilita a integração dos diferentes canais de vendas, como loja física, e-commerce e aplicativos móveis.

Isso permite que os clientes tenham uma experiência omnichannel, onde podem pesquisar, comprar e receber produtos de maneira integrada e fluida.

Além disso, a integração de canais também permite que os varejistas acompanhem o comportamento do cliente em diferentes pontos de contato, criando uma visão mais completa e personalizada do cliente.

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