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Objeções dos clientes: como lidar?

Vocês conhecem as objeções?

A objeção de um cliente é comparável a uma vírgula durante uma negociação de venda. 

Por vezes, os vendedores vêem as objeções como o fim da negociação. No entanto, elas são só pausas que geram oportunidades de se aproximar do cliente. 

Pense pelo seguinte lado: quando o cliente faz uma objeção ao produto ou serviço, é porque ele ainda quer comprar, mas quer realmente saber se vale a pena. 

Assim, objeção faz parte da negociação de vendas e acontecem com frequência. 

Na verdade, podemos até categorizá-las. As principais objeções feitas por clientes são: 

  • Qualidade
  • Preço
  • Serviço
  • Entrega
  • Aplicações do produto/serviço
  • Uso do produto/serviço
  • Reputação
  • Experiência

O vendedor precisa lidar com a objeção se quiser vender. 

Imaginem que, sem a objeção do cliente, estamos apenas falando de uma compra e não de uma venda de fato. 

Resolver objeções é parte do papel do vendedor de valor. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos: 

  • Escute o que o cliente está objetando 
  • Mostre que entende o cliente e que você quer resolver o problema
  • Não diga que o cliente está errado e nem o desafie
  • Use novos argumentos para que o cliente entenda melhor o seu serviço ou produto

Vou mostrar algumas formas para resolver objeções dos clientes:

Você pode transformar a objeção em uma pergunta ao cliente.

Vamos a um exemplo. Se o cliente afirma que o preço é muito alto, você devolve: 

  • Mas está mais alto em relação ao que?
  • O produto/serviço de outra pessoa é semelhante ao meu?

Assim, você consegue identificar qual o real problema do cliente e ainda mostra que possui domínio na negociação de vendas. 

Transformar a objeção em pergunta permite que o cliente faça parte do próprio processo de vendas de maneira ativa. 

Em segundo lugar, tem a técnica de referência de outras pessoas. 

Caso o cliente te questione, você pode usar palavras que demonstram empatia, como “sente, sentiram, acharam”. Vamos ao exemplo. 

“Sei como você está se sentindo, outras pessoas e clientes também se sentiram dessa forma, porém, quando fizeram a compra, acharam que tiveram um ótimo custo-benefício”. 

O vendedor precisa desmistificar essas objeções e vê-las como oportunidades para avançar na negociação e vender. 

É preciso abordar, sondar e apresentar de forma eficaz e adequada, desde o começo da negociação. 

Com isso, o cliente não vai ter tantas objeções, certo? 

Por fim, saiba quais são as objeções mais feitas em relação ao seu negócio, produto ou serviço. 

Assim, as objeções não serão mais o final do seu processo de vendas. 

Priscilah Plaça Venda de Valor

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