Entrevista: Tecnologia no Ponto de Venda

Flávio Martins Alves é gerente nacional de vendas da RAR e fala sobre a aplicabilidade da tecnologia no PDV, sua evolução e importância

A tecnologia é uma aliada em diversos processos comerciais e com o Ponto de Venda não seria diferente.

Aplicar a tecnologia correta para atingir resultados melhores é um dos principais desafios de quem trabalha diretamente com o PDV.

Para falar sobre o assunto, trouxemos o gerente nacional de vendas da RAR, Flávio Martins Alves, que possui vasta experiência no ramo.

Você já possui alguns anos de experiência na área. Na sua visão, quando o varejo e trade teve mais abertura para tecnologia?

Ao longo dos meus 23 anos de experiência, sendo que 18 desses ocupando a cadeira de gestor, tive a honra de ver o mercado e a forma de atuar, evoluir.

O avanço da tecnologia contribuiu na criação de um cenário favorável para a construção de um modelo de gestão extremamente conectado com o novo comportamento do consumidor.

 A acessibilidade e disponibilidade de novas tecnologias, aliada ao surgimento de novas startups, contribuíram com o desenvolvimento e aplicação de soluções para o varejo e trade, essa mudança de cenário teve intensificação no final dos anos 90.

Como você compara as primeiras tecnologias para esse mercado com as atuais? 

Primeiro precisamos entender que a transformação vem através da base de informações que temos para a tomada de decisão, e para isso precisávamos aumentar a capacidade de processamentos de dados.

O hardware teve um papel fundamental com a sua evolução, pois se tornou mais acessível, e o avanço da tecnologia provocou mudança na forma de avaliar as informações e passamos a ter bases de dados mais amplas, que nos auxiliou nas decisões.

As primeiras tecnologias voltadas para a área de trade eram inovadoras, porém com inúmeras limitações.

Exemplo disso é que nesses últimos anos mudamos radicalmente a forma de controlar, medir e gerenciar nosso time, podendo medir e controlar KPI´s que antes eram impensáveis, auxiliando diretamente na assertividade e aplicação dos recursos disponíveis. 

Para você, qual o impacto que a tecnologia traz para o PDV? 

Com a aplicação da tecnologia podemos entender melhor as necessidades de nossos consumidores, e entregar uma solução mais adequada ao que ele procura, gerando maior adesão às ações e recursos disponíveis.

Isso vem revolucionando o mercado e tornando o momento de compra mais agradável.

Dá para dizer que a tecnologia é responsável por garantir resultados positivos nas vendas?

Sim, o direcionamento da ação para o cliente certo, no momento certo, torna a venda muito mais assertiva e com certeza aumenta o volume e ticket médio por consumidor.

Quais os principais impactos que a tecnologia aplicada ao PDV possui atualmente?

Acredito que o principal impacto é na gestão clara do negócio, melhorando as margens, aumentando a conversão de vendas, e tornando a aplicação de recursos mais assertiva.

No dia a dia, como a tecnologia no PDV auxilia a equipe comercial? 

Em várias frentes, mas considero que principalmente na gestão do tempo e na diminuição de ruptura no PDV, melhorando a assertividade da reposição dos produtos, consequentemente melhorando o resultado final.

Na sua visão, houve resistência de equipes comerciais para aderir e aplicar a tecnologia no PDV?

Sim, tudo que gera controle, também gera desconforto, a resistência é normal, mas com insistência e persistência, a equipe passa a entender que esse é um caminho sem volta e a rotina e processo passam a ser parte do processo diário do trabalho de todos. 

Com o mundo virtual cada vez mais ativo, como tornar o PDV uma ferramenta poderosa de vendas por meio da tecnologia? 

A tecnologia nos auxilia na identificação de oportunidades, através das informações geradas pelo time de trade, podemos definir ações e de forma cirúrgica aplicar no PDV, e em pouco tempo medir os resultados.

Quais dicas você dá para quem ainda não aplica tecnologia no PDV?

Primeiramente entender quais seriam as necessidades de seu negócio, após isso pesquisar, conversar com empresas de tecnologia e principalmente ver a funcionalidade da tecnologia na prática.

É importante que a empresa de tecnologia esteja disposta a gerar adaptações e recursos direcionados para o seu negócio, e principalmente tenha um canal aberto para suporte e dúvidas, que são frequentes. 

A competitividade está aumentando, e a empregabilidade de tecnologia é de fundamental importância para se manter atualizado e competitivo.

Esse é um caminho sem volta, no qual entendo que as empresas que tiverem o maior nível de conhecimento de seus consumidores estarão à frente das demais, manter o seu consumidor feliz entregando o que ele deseja, é certeza de sucesso.

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