Sem dúvida, concretizar uma venda é um momento especial na vida do vendedor.
O fechamento de uma venda significa que houve uma conversa de vendas bem realizada, assim como todas as etapas que antecedem o fechamento.
No entanto, existe o momento certo de fechar uma venda. Existem momentos no qual o cliente já está pronto para fechar, mas o vendedor segue discursando.
Em contrapartida, existem vendedores que possuem muita pressa para concretizar o negócio rapidamente e o cliente ainda possui objeções sobre o produto ou serviço.
Em ambos casos, o vendedor perdeu o que chamamos de “timing”.
O vendedor de valor precisa se conectar com o cliente e perceber o momento certo de fechar uma venda.
Obviamente, existem sinais que o cliente dá para concluir o negócio e o vendedor precisa ficar atento.
Os sinais podem ser verbais ou não verbais. Vamos aos exemplos:
Verbais
Nesse caso, o cliente expressa de forma específica o desejo de concluir o negócio com algumas perguntas:
- Qual a forma de pagamento?
- Em até quantas vezes posso pagar?
- Tem pronta entrega?
Não verbais
O corpo fala. Portanto, existem comportamentos do cliente que expressam o desejo de fechar negócio.
- Inclinar-se para frente
- Verificar novamente o material
- Manter contato visual e sorrir
- Acenar positivamente com a cabeça de forma constante
- Realizar cálculos
Portanto, é imprescindível estar de olho nesses sinais para não perder o timing de vendas.
O vendedor de valor sabe conduzir a conversa em benefício próprio e controla todas as etapas da venda.
Por fim, ressalto que o fechamento de uma venda é o recomeço de uma nova negociação.