O momento certo de fechar uma venda

Sem dúvida, concretizar uma venda é um momento especial na vida do vendedor. 

O fechamento de uma venda significa que houve uma conversa de vendas bem realizada, assim como todas as etapas que antecedem o fechamento. 

No entanto, existe o momento certo de fechar uma venda. Existem momentos no qual o cliente já está pronto para fechar, mas o vendedor segue discursando. 

Em contrapartida, existem vendedores que possuem muita pressa para concretizar o negócio rapidamente e o cliente ainda possui objeções sobre o produto ou serviço. 

Em ambos casos, o vendedor perdeu o que chamamos de “timing”.

O vendedor de valor precisa se conectar com o cliente e perceber o momento certo de fechar uma venda. 

Obviamente, existem sinais que o cliente dá para concluir o negócio e o vendedor precisa ficar atento. 

Os sinais podem ser verbais ou não verbais. Vamos aos exemplos: 

Verbais

Nesse caso, o cliente expressa de forma específica o desejo de concluir o negócio com algumas perguntas:

  • Qual a forma de pagamento?
  • Em até quantas vezes posso pagar?
  • Tem pronta entrega?

Não verbais

O corpo fala. Portanto, existem comportamentos do cliente que expressam o desejo de fechar negócio. 

  • Inclinar-se para frente
  • Verificar novamente o material 
  • Manter contato visual e sorrir 
  • Acenar positivamente com a cabeça de forma constante
  • Realizar cálculos 

Portanto, é imprescindível estar de olho nesses sinais para não perder o timing de vendas. 

O vendedor de valor sabe conduzir a conversa em benefício próprio e controla todas as etapas da venda. 

Por fim, ressalto que o fechamento de uma venda é o recomeço de uma nova negociação. 

Priscilah Plaça Venda de Valor

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