Em um ambiente empresarial dinâmico, o monitoramento dos concorrentes não é apenas uma prática recomendada, mas uma necessidade essencial para o sucesso sustentável de qualquer negócio.
Através do estudo das ações, estratégias e desempenho dos concorrentes, as empresas podem adquirir insights valiosos que informam suas próprias decisões estratégicas.
Colocando assim parece ser óbvio, porém na prática podemos cometer algumas falhas que podem prejudicar o planejamento e execução da estratégia.
Neste artigo, exploraremos essas possíveis falhas e entenderemos melhor os benefícios do monitoramento de preços.
Lembre-se, essa prática permite às empresas identificar lacunas no mercado e oportunidades não exploradas, adaptando suas próprias estratégias para capitalizar essas brechas.
Além disso, o monitoramento constante dos concorrentes possibilita uma compreensão mais profunda das tendências do mercado, permitindo às empresas antecipar mudanças e se adaptar mais rapidamente às demandas dos consumidores.
Primeiramente, é fundamental ter uma definição clara do conceito de concorrente direto ou indireto. Nem sempre haverá um concorrente único para todas as regiões de vendas ou mesmo dentro delas, para os canais onde o produto é comercializado.
Portanto, é importante estar atento aos riscos que podem ter sido negligenciados com concorrentes fora do seu radar. A dica aqui é escutar o time comercial e não deixar de ir a campo para ouvir os clientes, pois você pode se surpreender.
Outro ponto crucial é o posicionamento em relação aos concorrentes identificados. Mesmo sendo o mesmo concorrente, o posicionamento pode ser diferente.
Ter uma espinha dorsal para o posicionamento é essencial, mas é importante lembrar das variações nas regiões de vendas ou nos canais onde o produto é comercializado.
O consumidor pode perceber a força da sua marca de maneira diferente, então é essencial explorar a elasticidade de preços para capturar cada espaço disponível para melhorar sua rentabilidade.
Ter informações de mercado é extremamente relevante, porém, é importante lembrar da máxima “menos é mais”.
Não adianta ter Terabytes de informações se não souber utilizá-las ou se não houver tempo para isso.
Além disso, há o risco de sobrecarregar sua equipe interna com análises diárias de informações diversas, ou até prejudicar o time comercial no contato com os clientes
Tudo isso devido ao excesso de foco em capturar todas as informações possíveis, e com isso perder o foco no principal objetivo na frente do cliente, que é tirar o pedido.
O importante é saber como obter as informações necessárias para estruturar uma estratégia de receita e margem, e também ajudar o time comercial a encontrar caminhos para enfrentar os concorrentes.
É importante utilizar ferramentas e tecnologias adequadas, como o Monitor de Preços da Smart Performance, para o monitoramento dos concorrentes de forma eficaz.
Desde análises de dados até ferramentas de inteligência competitiva, investir em recursos para acompanhar os concorrentes pode ser crucial para o sucesso a longo prazo de uma empresa.
No caso da ferramenta citada, a ideia é que ela seja um copiloto no momento de precificar, além de gerar mais autonomia na gestão de preços.
O Monitor de Preços da Smart Performance elimina a necessidade de trabalhar com diversas planilhas, direcionando os times comerciais para áreas onde há oportunidade de rentabilizar mais, otimizando tempo de execução.
Isso ajuda tanto a indústria ou distribuidor a definir o melhor preço para o cliente, seja ele o cliente final ou transformacional.