Um processo de sell out bem feito promove alguns benefícios como:
Aumento de produtividade: se o consumidor compra, o varejo vende, se o varejo vende ele lucra e, se ele lucra, compra mais da indústria.
Nesse sentido, um trabalho de sell out bem feito aumenta a positivação visita a visita, aumentando a produtividade do vendedor que converte mais vendas.
Criação de uma relação ganha-ganha: a realização do sell out permite com que todos saiam ganhando.
O consumidor que tem acesso a produtos de qualidade e com preços adequados, o varejista que amplia sua venda através de um maior giro dos produtos do ponto de venda, o vendedor que consegue bater suas metas através de um trabalho consistente e a indústria que consegue economias de escala.
Geração de Confiança: ao demonstrar estar preocupado com o volume e velocidade de vendas do varejo, através de um trabalho de sell out que posiciona adequadamente os produtos no PDV, o vendedor gera em seu cliente confiança através da prestação de um serviço de excelência.
A venda deixa estar focada no produto e passa a estar focada no serviço prestado ao ponto de venda e na experiência de compra gerada ao consumidor.